Hester Peirce da SEC diz que o mercado de moedas criptográficas amadureceu

  • Hester Peirce, um dos três comissários da SEC, sugeriu que o mercado de moedas criptográficas está amadurecendo em uma entrevista com Bitcoin.org.
  • Peirce atribui este amadurecimento ao crescente interesse no mercado por parte de grandes instituições.
  • Embora não confirmando se a SEC aprovaria uma ETF baseada na Bitcoin, Peirce sugeriu que a relação da SEC com o mercado poderia mudar.

A Comissária da SEC, Hester Peirce, disse em uma entrevista com Bitcoin.org que ela acredita que o mercado de moedas criptográficas amadureceu devido ao aumento do interesse institucional.

As instituições trazem maturidade

Hester Peirce, comissário da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), disse em uma entrevista que Bitcoin, e o mercado mais amplo de moedas criptográficas, estão amadurecendo.

Peirce atribui a tendência ao aumento do interesse no mercado proveniente de grandes instituições do setor financeiro principal. Ela continua apontando que o mercado também está produzindo uma série de „quase produtos negociados em bolsa“, uma característica de um mercado em desenvolvimento.

Estes incluem veículos de investimento como o Grayscale Investments‘ Bitcoin e o Ethereum Trusts, que são extremamente populares entre os investidores institucionais.

A BeInCrypto informou anteriormente que a Grayscale Assets Under Management (AUM) para seus produtos em moeda criptográfica está se aproximando de um recorde de 50 bilhões de dólares. Seu veículo de investimento mais popular, o Grayscale Bitcoin Trust (GBTC), tem ativos avaliados em mais de 38 bilhões de dólares somente.

Hora de uma ETF?

Os comentários de Pierce vêm quando a SEC está considerando várias aplicações para o primeiro fundo de câmbio (ETF) lastreado em moedas criptográficas no mercado americano. Estes incluem aplicações do renomado gestor de fundos, VanECK, o maior gestor de investimentos do mundo, Fidelity, e até mesmo da própria Grayscale.

Entretanto, a SEC rejeitou todas as aplicações do ETF Bitcoin que viu até agora. Perguntado se isto poderia mudar no futuro próximo, Pierce sugeriu que tanto a maturidade do mercado quanto o interesse de investidores sérios poderiam aliviar algumas preocupações que a Comissão poderia ter com relação ao mercado subjacente.

Ela até apontou os desenvolvimentos no Canadá – onde vários ETFs foram recentemente aprovados – como uma indicação do que poderia acontecer nos EUA.

Mais notavelmente, porém, Pierce reconheceu a singularidade do mercado de Bitcoin, dizendo que ele „nunca vai parecer um mercado de ações, por exemplo“. Ela continua admitindo que tentar aplicar a estrutura atual da SEC ao mercado de moedas criptográficas ao avaliar a viabilidade de uma ETF Bitcoin pode ser „inapropriado“.

A relação criptocurrency da SEC muda

Embora não houvesse confirmação de que as últimas aplicações seriam bem-sucedidas, as observações de Pierce poderiam indicar uma SEC disposta a mudar sua relação com a moeda criptográfica.

De fato, em menos de duas semanas, os legisladores nos EUA confirmarão um novo presidente da SEC, provavelmente um Gary Gensler. Gensler é um defensor autoexpressivo da tecnologia da cadeia de bloqueio, apelando para que a Comissão apóie a inovação na tecnologia no passado.

Ele também é conhecido por ter comentado que ele acha que Bitcoin não é uma segurança. Um debate que está atualmente no centro de uma disputa entre o regulador e a Ripple Labs.

De fato, uma das razões apresentadas por Peirce por não poder confirmar a posição da SEC sobre as últimas aplicações ETF foi que a mudança na liderança também poderia significar uma mudança na abordagem do regulador.

Se isto for verdade, o mercado de moedas criptográficas da ETF, que já está crescendo em todo o mundo, poderá em breve ver o primeiro concorrente baseado nos EUA.

Comments are closed.